4° Seminário das Instituições de Ensino Superior terá apresentação de trabalhos acadêmicos

O evento será realizado em novembro do campus da Unesp em Ourinhos-SP

O Seminário das Instituições de Ensino Superior (IES) é promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) anualmente e tem como principal objetivo estabelecer estratégias de articulação entre as instituições de ensino da Bacia para a produção de conhecimento, bem como levantar os estudos e projetos que estão sendo desenvolvidos por estas entidades na área do Paranapanema.

Neste ano, o evento chega a sua 4ª edição e terá também um cunho acadêmico, de forma que aproxime os alunos e pesquisadores da Bacia. Desta maneira, a programação será dividida em três momentos: será possível apresentar trabalhos, com exposição de painéis; rodas de diálogo; e oficinas de capacitação. A expectativa é que participem alunos e pesquisadores de graduações e pós-graduações de áreas afins com a gestão dos recursos hídricos, da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.O evento será realizado entre os dias 7 e 8 de novembro.

As vagas para participar do 4º Seminário são gratuitas e limitadas. As inscrições se iniciam em 28 de outubro. Já os interessados em a submeter trabalhos, devem encaminhar os resumos, conforme critérios estabelecidos abaixo, para o e-mail escritorio@paranapanema.org, até o dia 21 de outubro de 2019.

          

4º Seminário das Instituições de Ensino Superior da UGRH Paranapanema

Unesp – Ourinhos/SP

Submissão de trabalhos: 16/09/19 a 21/10/19

Inscrição para o 4º Seminário: 28/10/19 a 04/11/19 (em breve link será liberado)

Mais informações: secretaria@paranapanema.org | (14) 3316-9290

Minicurso 01 – Hidrogeologia da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema;

Emílio Prandi – Geólogo pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado pela Universidade de São Paulo e doutorado pela Universidade Estadual Paulista. Há mais de 37 anos atuando na área de Gestão de Recursos Hídricos no Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).

Luiz Fornazzari Neto – Geólogo pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado em Geologia Exploratório, pós-graduado em Geoprocessamento e especialista em Auditoria de Recursos Hídricos na instituição Bagozzi de Curitiba. Atualmente é chefe de departamento na Diretoria de Gestão de Bacias Hidrográficas do Instituto das Águas do Paraná.

Minicurso 02 – Modelagem hidrológica em bacias hidrográficas com o HEC-HMS;

Júlio Cesar Demarchi – Geógrafo pela Universidade Estadual Paulista, com mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp e doutorado em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. É servidor administrativo na UNESP – Câmpus de Ourinhos, na função de Assistente Administrativo II. Tem experiência nas áreas de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Pedologia e Hidrologia.

Minicurso 03 – Manejo de águas pluviais em microbacias hidrográficas rurais e urbanas.

Edson Piroli – Engenheiro Florestal, Mestre em Engenharia Agrícola, pela UFSM, Doutor em Agronomia na Área de Concentração em Energia na Agricultura, pela Unesp. Livre Docente em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento pela Unesp. Professor Associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no curso de graduação em Geografia, no Campus de Ourinhos e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente. Atualmente é o Coordenador Executivo do Campus da Unesp Ourinhos.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS

Submissão de trabalhos

1. Prazos

  • Envio dos resumos: 16/09/2019 a 21/10/2019;
  • Divulgação dos trabalhos aceitos: até 28/10/2019;
  • Envio do trabalho completo: até 01/11/2019.

2. Regras para apresentação dos resumos dos trabalhos:

Os resumos dos trabalhos deverão apresentar de 300 a 500 palavras, com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, fonte Arial 12, espaçamento de parágrafo 1,5, com citações conforme as regras da ABNT e conter os seguintes elementos: a) título; b) eixo temático escolhido c) delimitação do problema da pesquisa; d) justificativa; e) objetivos; f) metodologia; g) síntese dos resultados obtidos, h) conclusões parciais ou finais. Não serão aceitos resumos que não estiverem de acordo com essas regras. Serão aceitas propostas em português. Abaixo do título, deverá contar: a) nome completo; b) titulação; c) instituição de origem; d) instituição financiadora da pesquisa (se houver); e) endereço eletrônico do pesquisador/autor correspondente.

  • Linhas temáticas: Gestão de Recursos hídricos, Tecnologias Ambientais Aplicadas, Sociedade e Água, e Meio Ambiente.

OBS.: Os trabalhos deverão ser voltados para a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Os resumos deverão ser enviados exclusivamente para o e-mail: escritorio@paranapanema.org

  • Condições dos candidatos e da autoria: poderão enviar trabalhos alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado, em áreas relacionadas à gestão dos recursos hídricos. Também estão aptos ao envio docentes, pesquisadores e profissionais cuja atuação e estudos tenham relação ao Seminário. A relação com os temas propostos é essencial, de maneira que o não cumprimento desse requisito impede a aprovação do resumo.
  • Critérios de avaliação dos resumos: os trabalhos serão selecionados por meio de avaliação cega realizada por 2 (dois) pareceristas ad hoc, considerando-se os seguintes critérios: a) adequação temática ao evento; b) relevância e delimitação do objeto da investigação; c) adequação da metodologia ao problema investigado; d) fundamentação teórica; e) estágio de desenvolvimento da pesquisa; f) coerência, coesão e adequação do texto apresentado às normas da Língua Portuguesa. Não haverá recurso das decisões sobre admissão ou não e aprovação ou não dos resumos e trabalhos para apresentação. A Comissão Julgadora se reserva no direito de resolver os casos omissos e de criar ou complementar as regras acima conforme os critérios mais adequados para promover os melhores resultados científicos no evento.

2. Regras para apresentação dos trabalhos completos

Os ARTIGOS COMPLETOS devem ser inéditos (ainda não publicados) e serão publicados em número especial da revista ____________ como Anais do IV Seminário, os trabalhos completos deverão ser enviados exclusivamente pelo e-mail escritorio@paranapanema.org.  

  • Instruções para elaboração do artigo: o artigo deve ser redigido em coluna simples, usando fonte Arial 12, em espaço 1,5, formatado em papel A4 (212 x 297 mm) com 2,0 cm de margens e alinhamento justificado. Deve ter a extensão máxima de 20 páginas numeradas a partir da página título e conter os seguintes tópicos:
  • TÍTULO: o Título do artigo deve conter até 20 palavras em português e inglês em maiúsculas. Nesta página e também ao longo do artigo não devem ser colocados nomes dos autores e afiliação institucional, nem qualquer referência ao endereço ou e-mail dos autores. A identificação dos autores e de suas afiliações institucionais é realizada no momento do cadastramento e submissão do artigo no Sistema on-line.
  • RESUMO E PALAVRAS-CHAVE: o Resumo deve ser redigido em parágrafo único com até 300 palavras, contendo a síntese do trabalho (compreendendo objetivo, material e métodos, resultados e conclusões). Ao final do Resumo devem ser fornecidas de 3 a 5 palavras-chave correspondentes do artigo, para facilitar sua indexação posterior. As palavras devem ser separadas por ponto e vírgula, em ordem alfabética, em letras minúsculas e não constar no título.
  • ABSTRACT E KEYWORDS: na sequência apresentar o Abstract também em parágrafo único com até 300 palavras, o qual deve ser a tradução fiel do resumo para o idioma inglês.
  • INTRODUÇÃO: a Introdução deve conter uma revisão bibliográfica sucinta do assunto, que seja suficiente para sua contextualização e o(s) objetivo(s) deve(m) ser mencionado(s) no último parágrafo.
  • CITAÇÕES NO TEXTO: até 2 autores separar os sobrenomes pela letra “e” quando inserido no texto. Exemplo: Castro e Vieira (2012) observaram…; quando citado no fim do parágrafo, entre parênteses, separar com ponto e vírgula. Exemplo: (CASTRO; VIEIRA, 2012); e, para mais de 3 autores, menciona-se o primeiro seguido pela expressão et al. Exemplo: (GONÇALVES et al., 2010)
  • MATERIAL E MÉTODOS: deve conter uma descrição do modelo experimental empregado, com detalhes técnicos suficientes dos procedimentos que possam permitir a reprodução do estudo apresentado, bem como o modelo estatístico utilizado e referenciado.
  • RESULTADOS E DISCUSSÃO: os resultados e discussão devem ser apresentados no mesmo tópico, em sequência lógica no texto, enfatizando somente as observações importantes e evitando a repetição de dados apresentados em tabelas ou figuras, as quais devem ser numeradas em sequência com algarismos arábicos e inseridas logo após sua menção no texto.
  • TABELAS: cada tabela deve ser apresentada e digitada em espaço simples e suas linhas verticais não devem ficar visíveis. As informações no rodapé da tabela devem aparecer em letra tamanho 10.
  • FIGURAS: incluem gráficos, desenhos esquemáticos e fotos. Devem ser numeradas em arábico na sequência de seu aparecimento no texto. Após sua preparação original, os arquivos devem ser convertidos nos seguintes formatos: figuras (.xls ou .jpg), desenhos esquemáticos (.jpg) e fotos (.jpg – podem ser coloridas), sendo inseridas em seus locais no texto. As letras, os números e os símbolos inseridos nas figuras devem ser claros e de tamanho suficiente para serem legíveis, mesmo após redução (se necessária) para publicação.
  • AGRADECIMENTOS: nesta seção podem ser incluídos: (i) contribuições que necessitem agradecimentos, mas não justifiquem autoria, (ii) agradecimentos a auxílio técnico, financeiro e material, incluindo auxílio governamental e/ou de laboratórios farmacêuticos.
  • COMITÊ DE ÉTICA E BIOSSEGURANÇA: (obrigatório quando envolver animais e organismos geneticamente modificados) apresentar número do protocolo com indicação de que o estudo foi aprovado pela Comissão de Ética do Hospital ou Instituição de Pesquisa onde o estudo foi realizado, seguindo as orientações e os Princípios Éticos na Experimentação Animal do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (Cobea) e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
  • REFERÊNCIAS: as referências devem ser editadas em ordem alfabética do sobrenome dos autores, de acordo com as normas da ABNT Todas as páginas de internet (homepages ou endereços URL) citados nas referências devem estar corretas e ativas para permitir o acesso pelos interessados.

3. Regras para elaboração e apresentação do painel

Um dos autores deverá estar inscrito no evento. O pôster deve conter dados relevantes para a compreensão do trabalho; serão aceitos apenas trabalhos que serão avaliados pela comissão científica e aprovados.

Os painéis devem ser confeccionados em tamanho de 90 cm de largura e 110 cm de altura. O Título (fonte 54) deve ser destacado em negrito e os nomes dos autores (fonte 36) e a instituição de origem (fonte 36) devem vir logo abaixo do título. O texto é apresentado de forma resumida e deve conter: introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussões e conclusões (referências, se houver citações no texto). Os resultados devem ser apresentados preferencialmente na forma de tabelas, gráficos ou figuras, com seus respectivos títulos e legendas. Sugere-se distribuir o texto, tabelas e figuras em duas colunas e usar fonte 28 ou maior. Os pôsteres deverão ser afixados às 11 horas do dia 07/11/2019, a apresentação ocorrerá no mesmo dia das 14h30 às 17h30. O painel deverá ser retirado no fim do evento, no dia 08/11/2019, até às 17h30. A Comissão Organizadora não se responsabilizará pelos pôsteres cujos autores não procederam à retirada.

4. Regras para as Comunicações Orais

As sessões de comunicações orais serão realizadas no dia 07/11/2019, no campus da Unesp em Ourinhos/SP, das 14h30 às 17h30. Serão selecionados, no máximo, dez (10) trabalhos.  Estarão disponíveis para a apresentação um notebook ou PC com o software Power Point e projetor multimídia.

As apresentações deverão ser entregues até às 13h, do dia 07/11/2019, à organização do evento para arquivo e teste. A ordem será determinada pelo coordenador da sessão e o tempo máximo para cada apresentação será de 10 minutos, com mais 5 minutos para perguntas e discussões com a plateia. Recomenda-se que no primeiro slide conste, além do título e nome do apresentador, também nomes dos coautores, instituição e o tipo de trabalho. Os certificados serão disponibilizados posteriormente, por meio do e-mail de inscrição. Certifique-se de ter assinado a lista de presença. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.