4ª Oficina Participativa é realizada em Marília

Oficina de Marilia 2Na segunda-feira 25 de abril, aconteceu no Hotel Quality Sun Valley, em Marília (SP), a quarta Oficina Participativa para discussão do Plano de Ação do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH) Paranapanema. O evento contou com presença de 42 participantes, representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema, comitê afluente do CBH-Paranapanema. Como nas demais oficinas a tônica dos trabalhos desse encontro foi marcada pela priorização de subprogramas propostos para o PIRH Paranapanema.

O segmento da sociedade civil e dos usuários de recursos hídricos foi representado, entre outras entidades, pela ONG Salvar, Faculdade Integrada de Ourinhos, Fiesp e Duke Energy. Representando o poder público estadual estavam presentes a Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Cetesb, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).  As prefeituras de Alvinlândia, Cândido Mota, Florínea, Ibirarema, Ourinhos, Palmital, Paulistânia, Platina e Pedrinhas Paulista também enviaram representantes ao encontro, bem como o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap).

Seguindo a linha metodológica aplicada nas três primeiras oficinas, realizadas, respectivamente, em Londrina, Maringá e Presidente Prudente, entre 11 e 15 de abril, os participantes ao longo do dia participaram de dinâmicas que permitiram dialogar sobre a construção do PIRH Paranapanema e seu Plano de Ação, finalizando com propostas de prioridades dos subprogramas do PIRH Paranapanema.

O presidente do CBH-Médio Paranapanema, Manuel Queiroz, abrindo a oficina falou sobre o papel estratégico dos municípios e da sociedade civil na definição das metas e ações prioritárias do PIRH Paranapanema e ressaltou a importância de realizar encontros em que a sociedade possa contribuir para a gestão dos recursos hídricos. Finalizando, destacou também o papel dos usuários de recursos hídricos na construção do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema.