Abertura da Vila Cidadã reforça a importância da participação popular

O espaço é aberto ao público e propõe o engajamento da sociedade com atividades diversas

A Vila Cidadã, espaço integrante do 8º Fórum Mundial da Água, iniciou hoje (17) suas atividades. Na abertura, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, esteve presente e reforçou a importância do evento e das discussões em relação aos recursos hídricos. “Compartilhando água, esse é o tema do Fórum e nós não poderíamos começar melhor do que estamos, com a inauguração da Vila Cidadã”, ressaltou.

Na abertura, estavam presentes, ainda, o presidente do Conselho Mundial da Água, Professor Benedito Braga; o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob),  Lupércio Ziroldo; o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Paulo Sales; o diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Ricardo Andrade; e a Delegada da juventude do Conselho Mundial da Água, Tatiana Silva.

Os presentes destacaram também a importância da participação e do engajamento da sociedade acerca da temática, o que estimula políticas públicas voltadas aos recursos hídricos. A Vila Cidadã é um espaço gratuito, resultado do Processo Cidadão, e estará aberta até o dia 22 de março, no estacionamento do estádio Mané Garrincha.

Neste primeiro dia, diversas escolas participaram das atividades propostas nos mais diversos espaços que compõem à Vila, que incluíram desde experiências sensoriais, como voar de paraquedas por meio de realidade virtual, a conhecer o frio da Antártida.

A representante da Fundação Educacional do Município de Assis, membra do CBH Paranapanema, Elaine Soares, levou à Vila uma turma de alunos para participarem do evento e conhecer ações e iniciativas acerca da temática água.

Houve, ainda, no fim da tarde, a Roda de Conversa Águas nas Eleições, onde lideranças políticas e comunitárias dialogaram sobre a importância do tema água fazer parte das campanhas e das agendas políticas do país.

Quer saber mais? Acompanhe a página do CBH Paranapanema no Facebook, e confira as entrevistas de quem passou pela Vila neste sábado (18).