ÁguasParaná lança mapa hidrogeológico

Durante a Feira do 8º Fórum Mundial da Água, no dia 20 de março, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, no Espaço Paraná, lançou um atlas de mapas com dados sobre geologia, hidrogeologia, geomorfologia, solos, hidrologia, clima, uso e ocupação do solo no Paraná; caracterização hidrogeológica, hidrodinâmica e hidroquímica dos principais aquíferos; textos e mapas que abordam a qualidade das águas subterrâneas, vulnerabilidade dos aquíferos, cargas poluidoras e risco de poluição.

Participaram do projeto diversas instituições, sob coordenação do Instituto das Águas do Paraná. Segundo o secretário estadual de meio ambiente, este é um trabalho técnico que será muito útil como base de dados. “A sociedade civil poderá buscar informações para o bom uso das águas do estado. Precisamos, agora, socializar essas informações”, complementa.

O presidente do ÁguasParaná destacou que o atlas é uma ferramenta de apoio aos profissionais que trabalham com outorgas. “É um estudo que dá uma visão segura de como o poder público deverá agir e como suas decisões deverão ser tomadas”, completa.