Apesar das chuvas, pluviosidade na Bacia permanece abaixo da média

Reservatório na Bacia do Paranapanema permanecem com vazão de defluência reduzida visando aumentar níveis de água

Os integrantes da Sala de Situação estiveram reunidos, por videoconferência, na manhã de hoje (22), para acompanhar o regime de operação dos reservatórios do Paranapanema e os resultados das estratégias definidas na última reunião: manter a vazão de defluência reduzida para elevar os níveis dos reservatórios.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as chuvas da última semana estiveram dentro da normalidade para o período, contudo, o acumulado do mês ainda está abaixo das precipitações médias registradas. Até hoje (22), foram 93 mm de chuva. A média para novembro é de 144 mm. Faltando apenas 8 dias para o fim do mês, há previsão é que não se atinja a média.

Neste cenário, o Operador do Sistema Nacional de Energia (ONS) apresentou, além dos níveis atuais, as perspectivas futuras, utilizando o modelo operacional atual. A vazão de defluência dos reservatórios permanecerá da seguinte forma:  UHE Jurumirim: defluências de 60 m3/s; UHE Chavantes: defluências de 95 m3/s (2 unidades geradoras); UHE Mauá: defluências de 79 m3/s; UHE Capivara: defluências de 450 m3/s em dias úteis e 340 m3/s nos fins de semana.

A previsão é que mantendo essas vazões e adotando um cenário mediano, nem otimista nem pessimista em relação as chuvas, no fim de abril, os reservatórios cheguem aos níveis a seguir: Jurumirim 61%; Chavantes 41%; Capivara 55%; e Mauá 100%.

Hoje, o volume total de armazenamento dos reservatórios é de 20%. Individualmente eles apresentam: Jurumirim 17%; Chavantes 22%; Capivara 19%; e Mauá 18%. A Sala de Situação volta a se reunir no dia 29 de novembro, às 10h.

Sala de Situação

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Votorantim Energia, Departamento de Água e Energia Elétrica pelo Estado de São Paulo, Instituto Aguasparaná, pelo Estado do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.