CBH-PARANAPANEMA participa do XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias – ENCOB 2016

Encob_2016_abertura

Entre os dias 3 e 8 de julho, foi realizado em Salvador (BA) o XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que contou com a presença de representantes dos comitês de bacias hidrográficas de todas as regiões brasileiras.

O CBH-PARANAPANEMA esteve presente com representantes dos seis comitês de bacias afluentes (CBH Alto Paranapanema, CBH Médio Paranapanema e CBH Pontal do Paranapanema, em São Paulo, e CBH Tibagi, CBH Norte Pioneiro e CBH Piraponema, no Paraná), bem como por membros do plenário e representantes da Secretaria Executiva do Comitê.

Com o objetivo de integração e troca de experiências entre os comitês de bacias, na edição deste ano, foram discutidos temas relevantes como a governança dos recursos hídricos, o saneamento básico e o estado da arte da gestão de recursos hídricos no Brasil após duas décadas da aplicação da Lei das Águas. O evento teve em sua programação a realização de mini cursos, rodas de diálogo e encontros setoriais, finalizando com a Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional.

O desastre ambiental da Bacia do Rio Doce (MG) também foi tema do evento, onde representantes do Comitê de Bacia do Rio Doce, do ministério público e do IBAMA fizeram uma reflexão sobre o papel estratégico do comitê neste momento de crise na bacia hidrográfica.

Destaque dentre os encontros setoriais para o Encontro dos CBHs Interestaduais (comitês que abrangem mais de um Estado e cuja gestão das águas é de domínio da União), realizado no dia 07/06 e que contou com a presença de representantes do CBH Paranapanema. Na pauta, a discussão sobre a instituição de um fórum interestadual de comitês, que terá por objetivo articular e promover a troca de experiência entre os nove CBHs Interestaduais. As diretorias dos CBHs deverão participar de uma reunião nos dias 1 e 2 de setembro, em Brasília, para definir agendas e encaminhamentos sobre o tema.

O próximo ENCOB, em 2017, será realizado em Brasilia/DF, como um pré-evento do Fórum Mundial da Água, que acontece no Brasil em 2018.