CTIG: Câmara Técnica conhece projeto para UHE Paranapanema

Obras irão ampliar o vertedouro da barragem em Piraju/SP

Por meio de videoconferência, a Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) se reuniu dia 16 de julho. O encontro teve como objetivo conhecer o projeto de ampliação do vertedouro da UHE Paranapanema, em Piraju/SP, cuja empresa responsável é a Enel. A obra é emergencial e visa construir vertedouro adicional na margem esquerda da barragem; e recuperar a estrutura da barragem.

Também estão previstas a construção de passarela para pedestres a montante da ponte; e a recuperação do pavimento da ponte.Os detalhes de execução das obras foram apresentados durante a reunião, e a previsão para início é em outubro de 2020 com previsão de término em abril de 2022.

Apesar de necessária, a empresa afirmou que a estrutura atual não apresenta riscos e que há um plano de contingência sólido para qualquer eventual emergência. De todo modo, para garantir o controle de vazão afluente por Jurimirim, a ampliação é importante. A Câmara Técnica irá desenvolver um documento com as recomendações do Comitê acerca do projeto, bem como a indicação de local, no entorno da barragem, para realização de obra de compensação ambiental.

Fique por dentro de todas as atividades do Comitê através dos nossos canais de comunicação.

  • paranapanema.org
  • facebook.com/cbhparanapanema
  • instagram.com/cbhparanapanema
  • yuotube.com/cbhparanapanema
  • issuu.com/cbhparananemacomunicacao