Comitês de Bacias Hidrográficas contribuem com o 8ª Fórum Mundial da Água

O Brasil pela primeira vez recebe o maior evento relacionado à água do mundo: o Fórum Mundial da Água. Em sua oitava edição, o Fórum será realizado entre os dias 18 e 23 de março, em Brasília – DF, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e ao lado do Estádio Mané Garrincha.

O evento contará, entre outras atrações, com Palestras, Mesas de Diálogos, Feira de Negócios e a Vila Cidadã. O 8º Fórum prevê a participação de 45 mil pessoas de todo o mundo. O Fórum estimula, ainda, a todos que não puderem participar do evento em Brasília, que desenvolvam ações locais na semana do evento, buscando um engajamento nacional à causa. Essas ações também farão parte do Legado do evento.

O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) participa da organização do evento, focado na Vila Cidadã. A Vila Cidadã  no Estádio Nacional Mané Garrincha, é um espaço gratuito e aberto ao público, idealizado pelo Processo Cidadão do 8º Fórum, onde as pessoas poderão participar de atividades formativas, culturais, interativas, sensoriais e de construção de diálogos voltados para melhorar o uso da água. A secretária adjunta do CBH Paranapanema, Suraya Modaelli, participa da equipe de brasileiros que compõem este Processo, que, além da Vila, está propondo atividades de inclusão da sociedade nos diálogos e sessões que acontecerão durante o Fórum.

Esse é o maior evento do mundo relacionado à água, portanto é uma oportunidade única aos membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas de conhecer e compartilhar experiências com o mundo todo.  Nos próximos dias, falaremos mais sobre a programação do Fórum Mundial da Água, a Vila Cidadã e a participação dos Comitês neste evento. Acompanhe!

Sobre a organização do Fórum Mundial da Água

O Fórum Mundial da Água é organizado pelo World Water Council – WWC (Conselho Mundial da Água, em tradução livre). Sua missão é “promover a conscientização, desenvolver compromisso político e desencadear ações em questões críticas de água em todos os níveis, para facilitar a conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, manejo e uso eficiente da água em todas as suas dimensões, de forma ambientalmente sustentável. benefício de toda a vida na Terra “.

O Conselho foi fundado em 1996 e tem sede permanente na cidade francesa de Marselha. O WWC é uma plataforma internacional que reúne cerca de 400 instituições de todos os horizontes, de cerca de 70 países. Ao fornecer uma plataforma para incentivar debates e trocas de experiências, o Conselho Mundial da Água pretende alcançar uma visão estratégica comum sobre recursos hídricos e gerenciamento de serviços de água entre todas as partes interessadas na comunidade da água.

Visite o site: http://www.worldwaterforum8.org/