Criação de Grupo de Trabalho com as instituições de ensino superior será tema da próxima reunião do CBH-Paranapanema

reuniao5O I Seminário das Instituições de Ensino Superior da Bacia do Rio Paranapanema, realizado no dia 5 de abril em Presidente Prudente (SP), após manifestação de várias entidades, aprovou a proposta de criação de um Grupo de Trabalho, no âmbito do CBH-Paranapanema, composto por representantes das instituições de ensino superior.

Participaram do seminário representantes de 14 instituições de ensino sediadas na bacia, professores e outros profissionais, além de aproximadamente 80 alunos de graduação e pós-graduação.

Segundo os organizadores do seminário, a proposta de articular e mobilizar a comunidade acadêmica, ampliando a interlocução sobre a gestão das águas e as possibilidades de atuação qualificada no planejamento, foi alcançada. Foi proposta a criação de um grupo de trabalho (GT) que reunirá membros das instituições de ensino superior para contribuir no desenvolvimento do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH) Paranapanema, principalmente para suprir as lacunas de informações sobre a bacia, detectadas no Diagnóstico do PIRH Paranapanema.

A proposta de criação do GT e de uma rede de instituições de ensino superior da Bacia do Rio Paranapanema – Rede UniParanapanema – será apresentada para deliberação dos membros na próxima reunião do CBH-Paranapanema, prevista para julho deste ano.

A parceria com as instituições de ensino superior já vem sendo praticada pelo CBH-Paranapanema desde o processo de mobilização para sua instalação. Representantes das universidades paulistas e paranaenses participaram ativamente do levantamento e organização de dados sobre a Bacia do Paranapanema que justificaram a instalação de um comitê de bacia hidrográfica, conforme a Lei Federal 9433/97.