Eleições no CBH-PARANAPANEMA – escolhidos os representantes para composição do comitê

cbh-fotos-das-plenarias-de-agosto-2016-1Em cumprimento de mais uma etapa do calendário eleitoral do CBH-PARANAPANEMA, foram realizadas nos dias 9 e 16 de agosto, respectivamente em São Paulo e Paraná, as plenárias setoriais.

Foram eleitos nas plenárias os representantes do poder público municipal, das entidades civis e dos usuários de recursos hídricos que comporão o plenário do comitê nos próximos quatro anos.

Com o apoio das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), no dia 9 de agosto foi realizada a plenária setorial com as entidades sediadas no Estado de São Paulo. Participaram dessa etapa representantes de 60 entidades, que se inscreveram e foram habilitadas pela comissão eleitoral.

No dia 16 de agosto, o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), de Londrina, sediou a plenária paranaense, com a participação de cerca de 50 representantes de entidades habilitadas. As reuniões foram presididas pelo presidente da Comissão Eleitoral, Aristeu Sakamoto, e contou com o apoio da diretoria do CBH-PARANAPANEMA e dos CBHs Afluentes de São Paulo e do Paraná.

Aristeu Sakamoto esclareceu que foram convidados para a reunião os representantes das entidades que se inscreveram e foram habilitadas pela Comissão Eleitoral para concorrer a uma das 50 vagas no plenário do colegiado. Feitos os esclarecimentos sobre os procedimentos da reunião, os representantes divididos em salas por setor (poder público municipal, entidades civis e usuários de recursos hídricos) se articularam e indicaram as instituições que irão compor o plenário do comitê para o novo mandato (2016/2020).

Em alguns setores, em que havia mais entidades do que vagas, foram compostas carteiras de suplência para, no caso de vacância de um posto, possam ser convocadas para assumir de imediato a respectiva vaga.

Finalizada essa etapa do calendário eleitoral, o presidente do CBH-PARANAPANEMA, Everton Souza, ressaltou a tranquilidade com que foram realizadas as plenárias setoriais, enfatizando a importância do plenário que será empossado em breve, que terá, entre outras atribuições, o desafio da implementação do Plano Integrado de Recursos Hídricos – PIRH Paranapanema.

Processo eleitoral entra na fase final

Iniciado em janeiro deste ano, o processo eleitoral do CBH-PARANAPANEMA está em sua ultima fase. De acordo com o cronograma da eleição, até o dia 30 de setembro os seis comitês de bacias hidrográficas em rios afluentes ao Rio Paranapanema – três em São Paulo (Alto, Médio e Pontal do Paranapanema) e três no Paraná (Norte Pioneiro, Tibagi e Piraponema) –, deverão referendar as indicações para o plenário do comitê.

O referendo faz parte da estratégia de integração e articulação entre os sete comitês de bacias hidrográficas (CBH-PARANAPANEMA e os CBHs afluentes) que atuam na Unidade de Gestão de Recursos Hídricos do Paranapanema.

A posse dos representantes indicados pelas entidades eleitas será realizada em Reunião Ordinária do CBH-PARANAPANEMA, prevista para dezembro de 2016, quando serão indicados os representantes que comporão as câmaras técnicas do comitê.