Encontro apresenta proposta de plano de ações do PIRH Paranapanema

Encontro Ampliado 2 - Geral

O segundo Encontro Ampliado do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH) da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, realizado em Presidente Prudente (SP) no dia 13 de julho, contou com a presença de 66 participantes, representantes dos comitês de bacias afluentes. O objetivo do encontro foi apresentar o relatório que propõe o plano de ações e as próximas etapas do PIRH e receber contribuições ao documento.

Emílio Carlos Prandi, da Secretaria Executiva do CBH-PARANAPANEMA, apresentou um panorama geral da Bacia do Rio Paranapanema com base no diagnóstico elaborado para o plano, ressaltando o cenário econômico, ambiental, populacional e social da bacia no contexto nacional.

O relatório parcial (RP-05) do plano de ações, que apresenta as metas, intervenções propostas e programa de investimentos, foi apresentado pelo professor Antônio Cezar Leal, coordenador do GT Plano, e Márcio de Araújo, especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA). Eles destacaram a importância das contribuições das seis oficinas temáticas que foram realizadas na bacia para a definição das prioridades do comitê.

Brandina Amorim, especialista em Recursos Hídricos da ANA, apresentou os resultados das seis oficinas do plano de ações do PIRH, realizadas em abril de 2016, ressaltando a grande participação de representantes da sociedade civil, do poder publico e dos usuários de recursos hídricos.

O plano de ações é composto por dois componentes: um de gestão e outro de intervenções e articulações. Dentro dos componentes existem 12 programas e 33 subprogramas.

O PIRH Paranapanema está sendo elaborado em etapas. A etapa preliminar, de mobilização e coleta de dados; a primeira etapa, de consolidação do diagnóstico; e a segunda etapa, do prognóstico, já foram finalizadas. A terceira etapa, o plano de ações, está em discussão no GT Plano e foi tema do segundo encontro ampliado. Finalizada esta etapa, o Plano Integrado de Recursos Hídricos será submetido para aprovação do plenário do comitê.

Uma ultima etapa, que deve apresentar um manual operativo para implementação do PIRH Paranapanema, encerra o estudo e deve ser entregue ao comitê até o final do ano.

Durante o evento, Aristeu Kazuyuji Sakamoto, presidente da Comissão Eleitoral do CBH-PARANAPANEMA, fez um breve informe sobre o processo de eleição dos novos membros do CBH, destacando a realização, em agosto, das plenárias setoriais. Uma delas no dia 9 de agosto, em Ourinhos (SP), e a outra no dia 16 de agosto, em Londrina (PR).

Finalizando a programação, Paula Martins Escudeiro, da empresa Geo Brasilis, apresentou as atividades desenvolvidas no plano comunicação do PIRH Paranapanema, destacando que este é o primeiro plano de comunicação e mobilização contratado para dar suporte à elaboração de um plano de recursos hídricos.