IMG_6541
Fevereiro apresenta chuvas abaixo da média na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema

A previsão é de poucas chuvas para as próximas duas semanas

Durante a 7ª Reunião da Sala de Situação de 2020, realizada na manhã de hoje, por videoconferência, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentou o acumulado de chuvas nos últimos quinze dias e comparou com a média para o período, constatando que a quantidade de chuva está abaixo da média histórica registrada.

A previsão de chuva para a bacia nos próximos sete dias é de pouco, e a tendência é que se mantenha assim nas próximas semanas.

Segundo o com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios da bacia apresentam os seguintes percentuais referentes ao volume de água: Jurumirim 46%; Chavantes 25%; Capivara 43%; e Mauá 15%, sendo assim, o armazenamento total dos reservatórios está em 38% de sua capacidade.

As diretrizes de operação dos reservatórios foram mantidas e permanecem da seguinte forma, até 28 de março de 2020:

  • UHE Jurumirim: Defluências de 100 m³/s
  • UHE Chavantes: Defluências de 105 m³/s
  • UHE Mauá: Defluências livres
  • UHE Capivara: Defluências de 780m³/s em dias úteis e 450m³/s aos fins de semana*

*Sujeita a alterações de acordo com o Sistema Interligado Nacional

O ONS apresentou, ainda, as projeções com base em três cenários: otimista, médio e pessimista. Considerando o cenário médio, até o fim de abril, os reservatórios estarão com os seguintes níveis de águas: Jurumirim 50%; Chavantes 50%; Capivara 33%; e Mauá 15%.

A próxima reunião da Sala de Situação será no dia 13 de março, às 15h, por videoconferência.

Sala de Situação

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Votorantim Energia, Departamento de Água e Energia Elétrica pelo Estado de São Paulo, Instituto Aguasparaná, pelo Estado do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar por meio do CBH Paranapanema:

  • org
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparananemacomunicacao