Oficinas discutem plano estratégico para Bacia do Paranapanema

CBH-Paranapanema e Agência Nacional de Águas realizam no mês de abril seis oficinas em municípios representativos dos comitês afluentes, tendo como foco debater o futuro da bacia e coletar contribuições para subsidiar o planejamento das ações que comporão o PIRH Paranapanema.

Mais um importante passo no sentido da mobilização em torno do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH) da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema será dado em abril, com a realização da segunda rodada de oficinas do PIRH, agora em cada um dos comitês afluentes da bacia, três paulistas e três paranaenses.

Para cada oficina serão disponibilizadas até 60 vagas, para membros dos comitês de bacias afluentes (Pontal do Paranapanema, Médio Paranapanema e Alto Paranapanema, em São Paulo, e Piraponema, Tibagi e Norte Pioneiro, no Paraná), representantes de usuários e de entidades civis de recursos hídricos e demais interessados.

No dia 11 de abril, acontece a primeira oficina, em Londrina (PR), sede do CBH Tibagi; dois dias depois, 13 de abril, ocorre o segundo encontro, em Maringá (PR), onde se localiza o CBH Piraponema; e no dia 15, o CBH Pontal do Paranapanema promove em Presidente Prudente a terceira reunião.

A quarta oficina será realizada no dia 25, em Marília (SP), sede CBH Médio Paranapanema; no dia 27 acontecerá a penúltima oficina do ciclo, em Jacarezinho (PR), sede do CBH Norte Pioneiro; e a última se dará no dia 29, em Piraju (SP), onde está sediado o CBH Alto Paranapanema.

Nas oficinas serão relembradas as etapas já realizadas na construção do plano e colocado em discussão a proposta de Plano de Ações. Durante as oficinas serão realizadas dinâmicas ressaltando qual o papel do Plano de Ações, como ele é organizado e definição de prioridades. O principal objetivo é coletar contribuições para subsidiar o planejamento das ações que comporão o PIRH Paranapanema.

Oficinas do PIRH Paranapanema

Datas e locais

11 de abril – Londrina (PR)
Hotel Sumatra – Rua Senador Souza Naves, 803 – Centro

13 de abril – Maringá (PR)
Hotel Harbor Self Cidade Verde – Rua Santos Dumont, 2516 – Centro

15 de abril – Presidente Prudente (SP)
Hotel Portal D’Oeste – Av. Brasil, 1501 – Vila São Jorge

25 de abril – Marília (SP)
Atlântica Hotel Quality Sun Valley – Rua Aimorés, 501 – Salgado Filho

27 de abril – Jacarezinho (PR)
Senac – Unidade de Educação Profissional de Jacarezinho – Rua Dois de Abril, 742 – Centro

29 de abril – Piraju (SP)

Centro de Convenções Dr. Richardson – Avenida São Sebastião, 331 – Centro

Esperamos a sua participação, pois entendemos que a sua contribuição é fundamental para construirmos juntos um Plano de Recursos Hídricos que será referência aos órgãos gestores da União e dos estados do Paraná e São Paulo, bem como para os diversos segmentos da sociedade que, de alguma forma, utilizam os recursos hídricos da região.

inscrevase