Reunião do Grupo de Apoio em Maringá traz avanços ao processo

Discussões do Grupo de Apoio à instalação do CBH-Paranapanema avançam

O Grupo de Apoio a instalação do CBH-Paranapanema se reuniu dia 17 de agosto de 2011, na cidade de Maringá/PR, nas dependências da CESUMAR, para continuar as discussões e a articulação entre os estados de São Paulo e Paraná.

Estiveram presentes o Exmo. Senhor Prefeito da cidade de Maringá, Silvio Barros, a Sra. Rosana Evangelista, representando a ANA, o Senhor Everton Souza, do Águas Paraná, representando o governo do Paraná, o Exmo. Senhor Rogério Menezes, Secretário Adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos do estado de São Paulo, além de outras autoridades dos dois estados.

Foram apresentados o andamento dos trabalhos dos subgrupos de Mobilização e de Documentos, sendo que o primeiro praticamente atingiu a meta de mapear todos os 247 municípios da bacia por meio do preenchimento do formulário no site do Paranapanema. O objetivo principal agora é atingir os usuários de recursos hídricos e a sociedade civil e incluí-los no processo de formação do Comitê o quanto antes.

O subgrupo de mobilização também atualizou o Grupo de Apoio com o andamento do processo de organização do Seminário de Integração do Paranapanema, agendado para acontecer entre os dias 7 e 9 de novembro, a princípio, na cidade de Cornélio Procópio/PR. O seminário será a grande oportunidade dos integrantes das duas vertentes do Rio Paranapanema se encontrarem, discutirem, se articularem e, principalmente, se integrarem ao processo de formação do CBH-Paranapanema.

O subgrupo de Documentos apresentou o andamento das discussões do grupo via grupo de discussão online do Regimento Interno. Foram fechadas pendencias quanto ao texto e feitos encaminhamentos para a continuidade das discussões via web até o próximo encontro do Grupo de Apoio. O Grupo de Apoio também discutiu a minuta de Deliberação que define as normas, procedimentos e critérios para o processo eleitoral dos membros do CBH-Paranapanema. Após sugestões e alterações a Secretaria Executiva provisória enviará a nova proposta ao Grupo para novas observações.

A próxima reunião do Grupo de Apoio está prevista para acontecer no início do mês de outubro em local e data a serem definidos.

atualização em 19/08/2011

DSC03554

DSC03551