Setor agrícola marca presença na oficina de Jacarezinho
Um dos destaques da quinta Oficina Participativa para discussão do Plano de Ação do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH) Paranapanema, realizada na última quarta-feira 27, no Senac de Jacarezinho (PR), foi a participação de entidades do agronegócio. Entre elas, estiveram presentes a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Usina de Açúcar e Álcool Bandeirantes (Usiban), Sindicato Rural de Cambará e Seara Alimentos, além do Ceepa – Colégio Agrícola.
Jussara Aparecida Fernandes, do setor de aves da Seara Alimentos enfatizou a importância dos trabalhos da oficina e do comitê na busca da otimização dos recursos em um horizonte de curto, médio e longo prazos. “Visto que a indústria alimentícia faz parte do processo, pois a água é a base do processo produtivo, o crescimento do setor tem que ser integrado com o planejamento dos recursos hídricos”. Jussara lembrou ainda que a união demonstrada no trabalho da oficina é fundamental para o planejamento e o crescimento do setor alimentício.
O representante da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Jacarezinho, José Rubens Rocha, apontou a contribuição que o PIRH Paranapanema dará à região do Norte Pioneiro e para o município, em particular, na manutenção e preservação das nascentes de água a região. “Jacarezinho dispõe somente do Rio Jacaré para o abastecimento municipal”, revelou Rocha.
Aristeu Kazuyuki Sakamoto, representante do Sindicato Rural Cambará, destacou que os agricultores são os que mais dependem dos recursos hídricos. “É preciso equilíbrio do sistema e manutenção do ciclo sustentável. A utilização do recurso hídrico é realizada de forma criteriosa e responsável pelo agricultor, ele é o melhor ecologista”, afirmou, lembrando que a irrigação é ainda utilizada em pequena escala no Paraná. “Vale destacar neste evento a motivação das pessoas com a gestão da água da bacia”, frisou Pedro Hugo Vieira, do CEEPA – Colégio Agrícola, afirmando que replicará no colégio o conhecimento adquirido na oficina.
Para o vice-presidente do CBH-Norte Pioneiro e representante da Sanepar, Gandy Ney de Camargo, o que chamou a atenção foi a qualidade do conteúdo apresentado e a organização dos trabalhos da oficina, além da participação intensa de todos os segmentos do CBH-Norte Pioneiro. Frisou ainda a importância da contribuição e integração dos atores locais com o planejamento regional. “A construção coletiva da linha do tempo das atividades desenvolvidas pelo CBH-Paranapanema e no âmbito do PIRH propiciou aos participantes uma visão da evolução dos trabalhos já desenvolvidos na bacia”, afirmou.
No total, a oficina de Jacarezinho contou com a presença de 30 participantes, incluindo representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica Norte Pioneiro, comitê afluente do CBH-Paranapanema, Sanepar, Pisa Indústria de Papéis e Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (Senge), além de membros das prefeituras de Bandeirantes, Itambaracá, São José da Boa Vista e Jacarezinho.