Integração é destaque em Encontro do Comitê do Rio Paranapanema

Em um evento repleto de atividades, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) mobilizou a sociedade para participar do #EuSouParanapanema Encontro Integrado da Bacia Hidrográfica, realizado em Avaré – SP, entre os dias 1 e 3 de outubro de 2018.

Com o objetivo de estabelecer o diálogo, mobilização e integração de seus membros, visando o cumprimento das metas e ações priorizadas pelo Plano Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (PIRH), dentro de uma proposta participativa, envolvendo toda a sociedade, o Encontro contou com a participação de cerca de 200 pessoas.

A escolha de um Hotel Fazenda para a realização do evento foi pensada para que propiciasse a imersão dos participantes, de forma que os presentes pudessem participar de todas as atividades, além de compartilhar momentos de entretenimento com os demais membros, gerando troca de experiências, aproximação e, claro, integração, em um ambiente que remetesse a temática na qual seria trabalhada, os recursos hídricos.

Estiveram presentes representantes dos poderes públicos (federal, estadual e municipal), das entidades civis e dos usuários de recursos hídricos dos 7 comitês de bacias que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, sendo 3 comitês afluentes do Estado de São Paulo (Alto Paranapanema, Médio Paranapanema e Pontal do Paranapanema), 3 comitês afluentes do Estado do Paraná (Piraponema, Tibagi e Norte Pioneiro) e o Comitê interestadual do Rio Paranapanema, composto por representantes dos dois estados.

Primeiro dia é marcado pelos Encontros Setoriais

O Encontro Integrado iniciou suas atividades com um almoço de boas-vindas seguido da Solenidade oficial de abertura. Neste momento, as autoridades presentes puderam explanar sobre as expectativas acerca do evento e da importância da gestão dos recursos hídricos.

Compuseram a mesa de autoridades a Diretoria do CBH Paranapanema, sendo o presidente Everton Luiz Da Costa De Souza, o 1º Vice Presidente Vandir  Pedroso De Almeida, o 2º Vice Presidente Paulo Fernando Soares, e o Secretário Denis Emanuel De Araujo; o Prefeito de Avaré, Jocelir   Silvestre, município que recebeu o evento; os superintendentes da Agência Nacional de Águas (ANA)      Humberto Cardoso Gonçalves e Tibério Magalhães Pinheiro; a Assessora da Coordenadoria de Recursos Hídricos do Estado do Paraná, Tatiana Nasser; o representante da Coordenadoria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Cesar Louvison; o Prefeito Municipal de Tarumã e Presidente do CBH Médio Paranapanema, Oscar Gozzi; a Prefeita Municipal de Itapetininga e Presidente do CBH Alto Paranapanema, Simone Marquetto; o Secretário do CBH Pontal do Paranapanema, Sandro Roberto Selmo, o Prefeito Municipal de Mandaguaçu e Presidente do CBH Piraponema,  Maurício Aparecido da Silva; o Presidente do CBH Norte Pioneiro, Gandy Ney De Camargo; e o Presidente em Exercício do CBH Tibagi, José Paulo Peccinini Pinese.

Após a abertura, os participantes se direcionaram aos Encontros Setoriais, que aconteceram concomitantemente. O dia foi finalizado com um coquetel de confraternização.

Encontro de Prefeitos

Municípios dos estados de São Paulo e do Paraná participaram da 3ª edição do Encontro dos Prefeitos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, representados por, em sua maioria, por Prefeitos e Secretários Municipais, que, entre outros temas, destacou a importância do Poder Público Municipal na execução das ações previstas no Plano Integrado de Recursos Hídricos.

247 municípios fazem parte da a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, sendo 115 em São Paulo e 132 no Paraná, com uma população de cerca de 4,6 milhões de habitantes. No CBH Paranapanema a mobilização para promover a articulação permanente dos Prefeitos Municipais acontece sob a coordenação da Câmara de Articulação Política, instituída pelo Comitê no final de 2017.

Seminário das Instituições de Ensino Superior da UGRHParanapanema

Em sua 3ª edição, o Seminário das Instituições de Ensino Superior da UGRH Paranapanema uniu representantes das Universidades da Bacia para mapear e estabelecer estratégias de articulação entre entidades de ensino que atuam na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Dessa forma, levantar e sistematizar os estudos e projetos que estão sendo desenvolvidos por elas na área da Bacia Hidrográfica.

No Encontro, foi formalizada a proposta para a criação da Rede UniParanapanema, que irá abraçar o levantamento feito e desenvolver trabalhos voltados para a Bacia de fundamental importância para a execução do Plano Integrado de Recursos Hídricos. O Seminário contou com representantes de seis instituições de ensino, além de outros segmentos que contribuíram nas discussões estabelecidas.

As instituições de ensino superior já têm desenvolvido um importante papel na execução do Plano por meio do Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino Superior (GTIES), com o objetivo de promover a articulação e incentivo às instituições de ensino para a realização de projetos de pesquisa, projetos de extensão universitária e cursos (de extensão, especialização, mestrado etc) com temas voltados ao PIRH-Paranapanema.

Capacitação

Voltada principalmente para os usuários de recursos hídricos, foi realizada a capacitação Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) e Produtor de Água, ministrada pelo Coordenador de Projetos Indutores da Agência Nacional de Águas (ANA), Devanir Garcia dos Santos.

Para incentivar o produtor rural a investir em ações que ajudem a preservar a água, a ANA criou o Programa Produtor de Água. O Programa usa o conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que estimula os produtores a investirem no cuidado do trato com as águas, recebendo apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas. Assim, além do ganho econômico da sua produção, o usuário dos recursos hídricos também melhora a quantidade e a qualidade da água da região, beneficiando a todos.

As Secretarias também participaram de capacitação. A Oficina Funcionamento de Secretaria Executiva teve o objetivo de integrar ações dos comitês que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, além de estabelecer o diálogo e propor procedimentos administrativos para o melhor funcionamento e integração das secretarias. A comunicação, visando o fortalecimento dos Comitês e o conceito da Bacia Hidrográfica, também esteve em pauta.

2º Seminário de Integração

No segundo dia, as atividades começaram cedo, às 7h houve a caminhada ecológica parar preparar os participantes para um dia de trabalho. O período da manhã foi de compartilhamento dos Encontros Setoriais, focando sempre na importância dos temas debatidos para a execução do Plano Integrado de Recursos Hídricos. Representantes das quatro atividades realizadas no dia anterior explanaram os resultados obtidos com os Encontro Setoriais.

A integração dos Comitês que atuam na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema é um compromisso assumido desde a instituição do CBH Paranapanema, em 2012. O Seminário de Integração, em sua segunda edição, objetivou ampliar o diálogo e a troca de experiências entre os sete comitês que formam a Bacia, estabelecendo uma agenda comum e ações integradoras entre os Comitês.

Dinâmica de Integração

Na parte da tarde, os membros puderam dividir experiências locais, por meio de uma dinâmica que propunha o diálogo entre duas pessoas, preferencialmente de estados diferentes, e que cada uma delas contasse um case. Feito isso, a dupla escolhia uma das experiências para passar para outra dupla, até se formar cinco grandes Grupos, com cinco cases diferentes. Para finalizar a dinâmica, os grupos escolheram representantes que compartilharam os cases escolhidos por cada Grupo.

Oficina de Integração

Ainda no período da tarde, os Comitês foram unidos em duplas (um Comitê de cada estado) e desenvolveram ações pontuais para datas específicas que serão implementadas em conjunto, com o apoio do Comitê Interestadual.

Vertente Paulista Vertente Paranaense Data Tema Ação
CBH Alpa CBH NP Dia Mundial da Água Gestão de Resíduos Sólidos Oficina técnica
CBH MP CBH Tibagi Dia Mundial do Meio Ambiente Água e Solo Ação de preservação
CBH PP CBH Piraponema Dia do Rio Paranapanema PIRH Palestra

Todas as apresentações podem ser acessadas clicando aqui!