1º poço para monitoramento da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema foi perfurado

A Câmara Técnica de Integração das Águas Subterrâneas (CTIAS) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) está acompanhando o trabalho da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), junto à Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), na instalação de poços de monitoramento na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

A ação é prevista no Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema para que se conheça melhor e assim se tenha uma gestão adequada para as águas subterrâneas. Na 1ª etapa do projeto, um estudo sobre os aquíferos presentes na Bacia foi desenvolvido. O estudo trouxe os pontos para que haja esse monitoramento.

Na 2ª etapa do projeto, nove poços serão instalados, em 2024, o 1º deles já foi perfurado. As informações foram repassadas durante à 5ª Reunião da CTIAS, realizada no dia 01 de abril. A Câmara ainda aprovou a continuidade da campanha digital Por Dentro do Poço, que no mês de abril desmistificará algumas informações sobre as águas subterrâneas; e iniciou o diálogo sobre a capacitação que ocorrerá com a temática qualidade das águas subterrâneas durante o 7º Encontro Integrado do Paranapanema, de forma presencial, em junho deste ano.