O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), neste ano, tem como pauta principal, o diálogo sobre a cobrança pelo uso da água. Este é um importante instrumento de gestão, que objetiva dar o real valor à água, gerando assim economia de uso, além de gerar recursos para investimentos na Bacia Hidrográfica.
Para implementação do instrumento de gestão, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) contratou uma consultoria para realizar os estudos necessários. Para isso, foi criado o Grupo de Trabalho da Cobrança, que se reuniu, presencialmente, em Londrina/PR, no dia 23 de julho.
Neste 1º encontro, os membros que compõem o Grupo foram apresentados, assim como o coordenador, que, de acordo com a Deliberação de criação do Grupo, é o representante da Diretoria do CBH Paranapanema, Carlos Eduardo Camargo. Os presentes também definiram a agenda de atividades, as ações previstas e relembraram suas atribuições.
O Coordenador de Sustentabilidade Financeira e Cobrança da ANA, Thiago Barros, apresentou o resultado do 1º relatório parcial do estudo – Conhecimento dos usos e setores, Intervenções estratégicas. O documento traz os dados acerca dos usuários da Bacia, como: tipos de uso, volume outorgado, ações e investimentos do Plano de Recursos Hídricos que demandam investimentos.
O Grupo se reunirá novamente em agosto para emitir o parecer acerca do produto apresentado, além de apoiar o levantamento e o refinamento de dados necessários para validar as informações do relatório.