EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA UGRH PARANAPANEMA

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

 NA UGRH PARANAPANEMA

 

APRESENTAÇÃO 

As águas subterrâneas são utilizadas para consumo humano, manutenção dos sistemas ambientais, abastecimento de indústrias, irrigação e outros usos. No entanto, muitos usuários dessas águas têm pouco conhecimento sobre os aquíferos e os problemas que colocam em risco a segurança hídrica. Esta situação constitui uma das preocupações para os participantes do sistema de gerenciamento de recursos hídricos, especialmente para a produção de conhecimentos sobre águas subterrâneas e Educação Ambiental e seu compartilhamento com a sociedade. Nesse sentido, no Plano Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paranapanema foram previstas ações para suprir lacunas de conhecimentos e para a mobilização da sociedade para a boa gestão das águas, incluindo-se estudos sobre esses temas.

Assim, a proposição deste curso de extensão universitária foi articulada no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema com objetivo de abordar e compartilhar noções básicas sobre Educação Ambiental e Águas Subterrâneas, sensibilizar e motivar membros dos CBHs, gestores, técnicos, empresários. sociedade civil e demais interessados para a mudança de comportamento e a realização de ações que propiciem maior cuidado com essas águas na UGRH Paranapanema, que abrange áreas dos estados de São Paulo e Paraná, onde atuam sete Comitês de Bacias Hidrográficas. 

O curso de extensão é uma das ações vinculadas à Rede UniParanapanema, integrada ao CBH Paranapanema, na qual participam Instituições de Ensino Superior sediadas ou que atuam na UGRH Paranapanema. Dessa forma, o curso de extensão será coordenado por professores da UNESP, contando com a participação de professores de outras Instituições de Ensino Superior e que também atuam em CBHs.

O curso está integrado também ao projeto de extensão universitária “Estudo da Qualidade da Água Subterrânea do Aquífero Guarani para Subsidiar Gerenciamento de Recursos Hídricos e Educação Ambiental”, aprovado no Edital Proec/UNESP n² 01/2023 – Vamos Transformar o Mundo.

Nesse contexto, a realização do curso tem como objetivos propiciar o compartilhamento de conhecimentos sobre águas subterrâneas na UGRH Paranapanema, o diálogo entre professores, pesquisadores e estudantes das universidades com os gestores, técnicos, usuários de recursos hídricos e demais setores da sociedade interessados na temática, na perspectiva de mobilização dos participantes para a proteção e uso sustentável das águas subterrâneas.

Convidamos a participarem do curso, compartilharem seus conhecimentos e contribuírem para a gestão e proteção das águas na UGRH Paranapanema.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Carga horária: 15 horas

Serão 12 horas de aulas online síncronas e 3 horas de aulas presenciais.

Como serão as aulas

As aulas online síncronas serão às segundas-feiras, das 19 horas às 21 horas, via Google Meet.

As aulas presenciais serão no sábado de manhã. O aluno deverá optar pela participação em uma das aulas presenciais nas Unidades da Unesp em Presidente Prudente ou em Ourinhos.

Vagas: 50 vagas. 

Público-alvo: membros do CBH Paranapanema e dos CBHs Afluentes (Alto Paranapanema, Médio Paranapanema, Pontal do Paranapanema, Norte Pioneiro, Tibagi e Piraponema), gestores e técnicos das Prefeituras Municipais e de outros órgãos que compõem os Comitês de Bacias Hidrográficas (Estado, Municípios, Sociedade Civil e Entidades Civis) e outros interessados.

Conteúdo Programático:

Módulo 1 – Fundamentos sobre Educação Ambiental, Planejamento e Gestão das Águas

  • Planejamento e gerenciamento de recursos hídricos em bacias hidrográficas e abordagem de águas subterrâneas. 
  • Gestão da oferta/demanda, paradigmas atuais da gestão das águas.
  • Legislação específica e responsabilidade dos entes federativos relativos às águas subterrâneas.
  • Educação Ambiental: princípios e ações aplicadas.

Módulo 2 – Sistemas hidrogeológicos, interação água e rocha

  • Sistemas aquíferos, tipos de aquíferos, função dos aquíferos, potenciais aquíferos.
  • História da exploração das águas subterrâneas, províncias hidrogeológicas, domínios aquíferos no Mundo, no Brasil, no Estado de São Paulo e no Estado do Paraná.
  • Monitoramento das águas subterrâneas e saúde pública.

Módulo 3 – Dinâmica de aquíferos e quantidades de água

  • Elementos de hidrologia subterrânea, características da água, mecanismos da água no solo, mecanismos de recarga em aquíferos, fluxos, Lei de Darcy.
  • Modelos matemáticos, modelos determinísticos, modelos estocásticos: uma visão global do estado da arte em modelagem de aquíferos.
  • Prospecção geofísica, locação de poços, projeto de poços, métodos de perfuração, completação e desenvolvimento de poços, perfilagem de poços, conjuntos de bombeamento, operação e manutenção.

Módulo 4 – Qualidade das Águas Subterrâneas e Aulas Práticas

  • A qualidade natural das águas subterrâneas, poluição de águas subterrâneas e vulnerabilidade de aquíferos.
  • Poluentes químicos e biológicos das águas subterrâneas.
  • Análise de Toxicidade: metodologia de amostragem do projeto Arsênio.

Datas importantes

30/08 a 11/09/2024 : período de Inscrição 

12/09 a 16/09/2024 : período de confirmação das vagas pela coordenação do curso

23/09/2024 : início das aulas

Datas das aulas  

  • 23/09 – Módulo 1 – online síncrona
  • 30/09 – Módulo 1 – online síncrona
  • 07/10 – Módulo 2 – online síncrona
  • 14/10 – Módulo 2 – online síncrona
  • 19/10 – Módulo 4 – presencial na Unesp em Presidente Prudente
  • 21/10 – Módulo 3 – online síncrona
  • 26/10 – Módulo 4 – presencial na Unesp em Ourinhos
  • 28/10 – Módulo 3 – online síncrona

Avaliação

Para fins de avaliação dos alunos no curso serão consideradas:

  1. participação nas aulas
  2. realização de atividades online e práticas em laboratórios; e 
  3. produção de um trabalho com proposta de atividade de Educação Ambiental e Águas Subterrâneas aplicado ao seu contexto de trabalho e/ou de vivência na UGRH Paranapanema, podendo ser texto técnico, folheto, vídeo, etc.

 

INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÃO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Inscrição

A inscrição é gratuita e deverá ser feita por meio de formulário online.

Escolaridade mínima: curso de graduação (concluído ou cursando). 

Link para inscrição: https://forms.gle/bcPnJZZtizjXfpSH6 

A inscrição será confirmada pela coordenação do curso.

Critérios de Seleção dos candidatos ao curso

No caso de o número de candidatos ser maior do que o número de vagas oferecidas (50), os candidatos serão selecionados, até completar as vagas, considerando-se os seguintes critérios:

  1. membros de plenárias e de câmaras técnicas do CBH Paranapanema e dos CBHs Afluentes;
  2. atuantes em instituições/empresas de abastecimento urbano;
  3. usuários de recursos hídricos com outorga emitida;
  4. técnicos de prefeituras municipais;
  5. demais interessados.

Obs: vagas adicionais poderão ser abertas mediante a demanda e análise da viabilidade técnica e operacional de execução do curso nas aulas online síncronas e, especialmente, nas aulas presenciais em laboratórios.

EQUIPE:

Antonio Cezar Leal: geógrafo e professor do Departamento de Geografia, do Programa de Pós-graduação em Geografia e do Programa de Mestrado Profissional em Geografia “Recursos Hídricos e Meio Ambiente” da FCT/UNESP. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial (GADIS). Assessor da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura da UNESP. Coordenador da CTIG (Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão) do CBH Paranapanema.

Celso Xavier Cardoso: Físico, professor voluntário do Departamento de Física da FCT/Unesp. Experiência em Materiais Fotoluminescentes. Pesquisador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais – CDMF/CEPIDS/Fapesp. Pesquisador no Projeto Estudo da presença de  Arsênio no Aquífero Guarani na UGRHI17 – FEHIDRO.

Ellen Rabelo Cremasco: graduanda em Engenharia Ambiental pela FCT/UNESP. Bolsista de Extensão Universitária.

Emilio Carlos Prandi: Geólogo e professor convidado da Faculdade Católica Paulista de Marília. Assessor técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Coordenador da CTIAS (Câmara Técnica de Integração das Águas Subterrâneas) do CBH Paranapanema. Atuação de 40 anos em projetos de poços tubulares profundos pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE Estado de São Paulo)

Gislaine Garcia de Faria: Bacharel e licenciada em Geografia pela UEL.  Mestre e Doutora em Geografia pela UNESP. Professora do Instituto Federal do Paraná – IFPR / Campus Paranaguá-PR. Pós-doutoranda na UNESP.

Hermam Vargas Silva: Graduado em Geologia pela UNESP. Especialista em Engenharia de Segurança e mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Geólogo no CEPPA (Centro de Pesquisa e Planejamento Ambiental). Foi professor e coordenador do curso de especialização no Centro de Ensino Superior de Maringá. Professor visitante da Faculdade Sul Brasil. Doutorando em Geografia na UEL. Membro do CBH Piraponema e CBH Paranapanema.

Jaqueline Dias Oliveira: Graduada em Licenciatura em Química pela FCT/UNESP. Mestranda em Química pelo IBILCE/UNESP. Participa do Grupo de Pesquisa em Eletroanalítica e Sensores (GPES)/UNESP.

José Paulo Peccinini Pinese: Geólogo pela UNESP, mestre em Geofísica pela USP, Doutor em Geociências pela USP em cotutela com a Universidade de Trieste (UT), Itália. Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra, Portugal, pelo CEGOT onde é membro do Grupo de estudos da Natureza e Dinâmicas Ambientais. Atuou como professor visitante na Universidade de Alicante (UA), Espanha e é membro da Aliança Tropical Austrália – Brasil de Pesquisa da Água (TWRA Tropical Water Research Alliance). Desde 1985 atua como docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atualmente é vinculado ao Departamento de Geologia e Geomática. Na Pós-Graduação stricto sensu atua desde 2001, como docente/orientador do Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Membro titular do CBH do Rio Tibagi.

Marcos Fernando de Souza Teixeira: químico e professor do Departamento de Química da FCT/UNESP. Experiência em eletroanálise de amostra de interesse ambiental e avaliador químico do impacto ambiental. 

Rodrigo Lilla Manzione: docente da FCTE/UNESP. Livre-docência em Hidrogeografia e Agrometeorologia. Representante da UNESP no CBH Médio Paranapanema e na CT-PAS (Câmara Técnica de Planejamento, Avaliação e Saneamento). Membro da CTIPA (Câmara Técnica de Integração do Paranapanema) e CTIAS (Câmara Técnica de Integração em Águas Subterrâneas) do CBH Rio Paranapanema. Membro adjunto da School of Natural Resources (SNR) da Universidade de Nebraska (UNL) em Lincoln, EUA. 

CONTATO:

Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato com:

Professor Antonio Cezar Leal

E-mail: cezar.leal@unesp.br

Celular/WhatsApp: (18) 99601-4183

Organização:

Apoio: