O projeto visa analisar o comportamento do lençol freático frente ao rebaixamento provocado pelas boçorocas
A Câmara Técnica de Integração das Águas Subterrâneas (CTIAS) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) se reuniu nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, de modo online, para apresentar o projeto de definição da criticidade e susceptibilidade da bacia do Médio Paranapanema, que está sendo desenvolvido.
O coordenador da Câmara e assessor técnico do CBH Paranapanema Emílio Prandi, explicou que todas essas ações estão previstas no Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema para que se conheça melhor e assim se tenha uma gestão adequada para as águas subterrâneas. “Nosso objetivo é implantar, operar e manter a rede de monitoramento piezométrico, além de criar um mapa de potencialidade ao desenvolvimento de erosões e capacidade das terras à produtividade”.
Sérios problemas com erosão
Para o representante do Instituto Água e Terra do Paraná, João Samek, os problemas com as erosões estão aumentando. “Precisamos conhecer mais afundo o motivo das erosões que estão atingindo até a foz do rio e para isso, é preciso entender a natureza para buscar soluções para apresentar ao Conselho Regional dos Recursos Hídricos. Muito se fez para conter os processos de erosão, mas é preciso novos estudos e muita tecnologia para provocar novidades neste sentido”, completou Samek.
Durante a reunião, a Câmara apresentou também informações sobre a finalização das perfurações dos oito poços para monitoramento das águas subterrâneas. “Esses poços já estão sendo monitorados e todo o trabalho da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), junto à Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) tem sido acompanhado”, explicou Marcia Tereza Pantoja Gaspar. Estas perfurações são parte da ação GRH.C.1.6 – Implantar, operar e manter a rede de monitoramento piezométrico; prevista no Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema.
Vale ressaltar que a Câmara Técnica de Integração das Águas Subterrâneas (CTIAS) tem como atribuições: dialogar e propor diretrizes para a gestão integrada das águas subterrâneas; dialogar e propor a integração das legislações pertinentes à exploração e à utilização das águas subterrâneas; dialogar e propor medidas de proteção aos aquíferos (uma formação geológica que armazena água e permite que ela se mova em seu interior através da perfuração de poços profundos).
Prêmio #EuSouParanapanema
Antes de finalizar a reunião, todos os integrantes da CTIAS foram informados sobre os eventos realizados pela CBH Paranapanema no mês de novembro, na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Entre eles está a Audiência Pública que vai acontecer no dia 27 de novembro, das 14h30 às 16h30, que vai propor que o dia 27 de agosto seja o Dia de homenagem ao Rio Paranapanema. Neste mesmo dia vai acontecer a 2ª edição do Prêmio #EuSouParanapanema e 12 finalistas serão anunciados na solenidade que acontece a partir das 19 horas.
Já no dia 28 de novembro, das 8h30 às 11h30 acontece a 22ª Reunião Ordinária do CBH Paranapanema que colocará em votação a Deliberação que aprova a adesão do CBH Paranapanema ao Protocolo de Monitoramento da Governança das Águas.