REDE UNIPARANAPANEMA TERÁ GRUPO PARA PROJETO DE REVISITAÇÃO DA EXPEDIÇÃO DE TEODORO SAMPAIO

O objetivo será estruturar um plano de trabalho para desenvolver atividades diversas nos rios Itapetininga e Paranapanema

Denominado ‘Expedição Caminhos de Teodoro Sampaio’, o Grupo de Trabalho (GT Expedição) será pauta deliberativa na 2ª Reunião Ordinária da Rede UniParanapanema. O objetivo é a realização de novos estudos sobre as mudanças e potencialidades dos rios Itapetininga e Paranapanema.

A minuta foi desenvolvida durante a 2ª Reunião da Coordenação Executiva conjunta ao Colegiado de Facilitadores da Rede UniParanapanema, que aconteceu no dia 01 de novembro, de forma online. Na ocasião, os presentes também analisaram a minuta do Relatório Anual de Atividades de 2024 e a pauta da 2ª Reunião Ordinária da Rede, que será realizada no dia 13 de dezembro, a partir das 9h, de forma remota.

A Secretária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), Suraya Modaelli, salientou que o projeto da Expedição esteja focado prioritariamente na Educação Ambiental e que sejam produzidos materiais de apoio para ampliar a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. “Devemos priorizar informações sobre Educação Ambiental por onde essa expedição passar”, complementou.

O coordenador da Rede, Antônio Cezar Leal, ressaltou que o grupo deverá estruturar um plano de trabalho para que seja criado um projeto de estudo amplo e que ressalte a história dos rios (Itapetininga e Paranapanema) nos aspectos ambientais, geográficos e sociais. “Vamos ampliar a visão multidisciplinar dos rios e todas as suas transformações com essa expedição”.

Saiba mais sobre a Rede UniParanapanema

A Rede de Instituições de Ensino Superior do Paranapanema, ou simplesmente aqui chamada de Rede UniParanapanema, é uma organização sem personalidade jurídica criada como uma instância de articulação das Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas ou que atuam na Unidade de Gestão de Recursos Hídricos do Paranapanema para realização de atividades de extensão universitária, ensino e pesquisa, troca de experiências com Instituições de Ensino Superior do Brasil e de outros países, envolvendo a produção e divulgação de conhecimentos, o letramento científico e a sustentabilidade ambiental as temáticas relativas à gestão participativa, descentralizada e democrática das águas.