A 22ª Reunião Ordinária, foi realizada em Ponta Grossa/PR, e também destacou as atividades de 2024
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) realizou no dia 28 de novembro, em Ponta Grossa/PR, a 22ª Reunião Ordinária, última de 2024. Para abrir o evento, o Presidente do Comitê, José Luiz Scroccaro, agradeceu a presença de todos e destacou os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos. “É importante que nos mantemos unidos e focados para mantermos o nível de excelência das ações, trabalhos e pesquisas que temos apresentados em prol das águas”.
O Superintendente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Humberto Cardoso Gonçalves, presente no evento, ressaltou o amadurecimento do Comitê, nestes 12 anos de atuação, ressaltando a importância do processo de implementação da cobrança pelo uso da água, no qual se iniciou neste ano. “Após a implementação da cobrança pelo uso da água, o Comitê passa a ter recursos para investir em projetos. O recurso é integralmente revertido para a Bacia e a decisão de como será investido é do Comitê, sendo assim, uma importante ferramenta de gestão para melhoria da Bacia Hidrográfica”, complementou.
Como Regimentalmente estabelecido, nesta reunião, os membros presentes analisaram e aprovaram o Plano de Trabalho e a Agenda de Atividades previstas para o próximo ano. Para 2025, além das pautas anuais do Comitê, ocorrerá o Processo Eleitoral para a recomposição do Plenário, dessa forma, a partir de novembro de 2025 se inicia a Gestão 2025/2029 do Comitê. Portanto, durante todo o ano, várias ações serão desenvolvidas, como aprovação do edital para o Processo, plenárias setoriais de eleição, definição da Diretoria e Posse dos novos membros.
A cada quatro ano, entidades, empresas e instituições, públicas ou privadas, têm a oportunidade de fazer parte da gestão dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, por meio do Comitê do Rio Paranapanema, que é um órgão colegiado, de caráter deliberativo, integrante do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Singreh), que tem como competência, dentro da gestão das águas, implementar os instrumentos de gestão, principalmente, além de abirritar, em primeira instância, os conflitos e promover o diálogo entre os diversos atores da gestão.
Na ocasião, ainda, foi aprovada a adesão do CBH Paranapanema ao Protocolo de Monitoramento da Governança das Águas e, assim, “institucionalizar o monitoramento por meio dos indicadores de governança das águas nas instituições/organismos participantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil (Singreh).
Um resumo sobre as atividades do Comitê em 2024 foi apresentado, pontuando os eventos, ações, atividades e participações realizadas. De acordo com a 2ª Vice-Presidente do Comitê, Carla Beck Kersting, todas essas ações demonstram o quanto o Comitê se movimenta em prol das águas. “Aprovamos nosso planejamento para 2025 e teremos muito trabalho! Reforço que será o ano de renovação do Plenário, com o processo eleitoral para compor a Gestão 2025/2029. Participem e apoiem na mobilização para que outras instituições e entidades possam participar e conhecer o Comitê”, afirmou.
A Secretária do Comitê, Suraya Modaelli, reforçou que a integração é a característica que fortalece o Paranapanema e dá alcance as ações feitas em prol da Bacia. “Ser Paranapanema é mais que pertencer a esta região hidrográfica, é ter responsabilidade ambiental e trabalhar para o bem comum”, finalizou.