Apoiado pelo PIRH Paranapanema, o Programa, de forma inédita, será implementado com a mobilização de um Comitê de Bacia
A município de Presidente Prudente, localizado no Pontal do Paranapanema, será o primeiro a receber o Programa Produtor de Água com a coordenação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. A cidade foi escolhida por já ter diversos estudos desenvolvidos na Bacia do Rio Santo Anastácio, por meio da Universidade Estadual Paulista (Unesp). No Paraná, a Bacia do Tibagi também participa do Programa e está na fase de desenvolvimento dos estudos necessários para a implementação do Programa.
A formalização da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente aconteceu na reunião realizada em 04 de julho. A Unesp já identificou os pontos que ainda precisam de levantamento e, juntamente à Prefeitura e a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), finalizarão o Projeto Básico. Segundo o secretário de Meio Ambiente do Município, toda articulação necessária já está sendo feita. “Estamos empenhados e animados para a implementação do Programa”, ressaltou.
O Programa, da Agência Nacional de Águas (ANA), visa estimular produtores rurais a investir em ações que beneficiam os recursos hídricos, utilizando de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Os produtores rurais que aderirem ao programa, além do ganho econômico da sua produção, também garantem a melhora na quantidade e qualidade da água da região.
A ação está prevista no Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (PIRH Paranapanema).