As experiências exitosas fecharam o 1º Fórum Brasil das Águas, no dia 09 de agosto. Dentre elas, a comunicação executada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema). A apresentação mostrou como o Plano de Comunicação foi pensado e como ele é atualizado. Os participantes também puderam conhecer os produtos de comunicação e os resultados alcançados, por meio, principalmente, do fortalecimento do senso de pertencimento dos atores da Bacia Hidrográfica.
O evento recebeu cerca de 700 participantes que atuam na gestão de recursos hídricos e duas mil crianças e jovens, cumprindo com os objetivos de dialogar sobre questões de gênero, da educação ambiental e fortalecer o engajamento da criança e do jovem nos diálogos e na educação pela água.
“Achei o evento bem relevante, com temas de extrema importância na gestão dos recursos hídricos. Um diferencial, na minha opinião, foi um dia reservado para o papel da mulher na gestão dos recursos hídricos, essa iniciativa abriu portas para aprofundar essa discussão”, destacou a representante da Fundação Educacional do Município de Assis (Fema), Elaine Soares.
O piscicultor Nelcindo Lazzarotto ressaltou que os painéis trouxeram muitas informações sob um novo olhar. “A cada evento a gente aprende mais. Vejo que precisamos melhorar no quesito da regulação, principalmente no instrumento de gestão outorga, e, ainda, proteger os nossos aquíferos”, complementou.
Passaram pelo estande do Comitê cerca de 2 mil pessoas, que conheceram mais sobre o Paranapanema e se divertiram com o jogo Protetores do Paranapanema. “O Paranapanema está de parabéns, sempre trazendo novidades aos eventos e, consequentemente, atraindo muitas pessoas ao estande. A participação nas atividades propostas foi grande”, frisou o representante da ONG Olhos D’Água Salvador Carvalho.