A Câmara Técnica de Integração das Águas Subterrâneas (CTIAS) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) se reuniu na tarde de hoje (22) para fazer uma análise das últimas atividades desenvolvidas pela instância.
Em junho deste ano, durante o 7º Encontro Integrado do Paranapanema, presencialmente, para 48 pessoas, foi ministrado o curso de cinco horas, Qualidade das águas subterrâneas. Toda a capacitação e o convite aos palestrantes foram desenvolvidos pela CTIAS.
A Câmara, ainda, atuou fortemente no XXIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, realizado em São Paulo/SP, entre os dias 12 e 15 de agosto. Foram três atividades principais que tiveram o envolvimento dos membros da instância: o minicurso “As águas subterrâneas no planejamento das bacias hidrográficas”; a reunião “Câmaras Técnicas de águas subterrâneas” e a roda de diálogo “As águas subterrâneas no planejamento das bacias hidrográficas”. A criação da CTIAS, inclusive, foi tema do trabalho apresentado no Congresso.
Juntamente à Universidade Estadual Paulista (Unesp), um curso de extensão será oferecido aos membros dos Comitês instalados no Paranapanema sobre águas subterrâneas. Serão 15 horas, divididas em sete aulas, sendo elas seis virtuais e uma presencial que poderá ser feita no campus da Unesp de Presidente Prudente/SP ou Ourinhos/SP. São 50 vagas e as inscrições devem ser abertas em setembro.
Para finalizar, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico atualizou os membros presentes sobre o status da ação GRH.C.1.6 – Implantar, operar e manter a rede de monitoramento piezométrico; prevista no Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema, que já teve três poços perfurados.