A Gestão 2021/2025 da Câmara Técnica de Integração do Paranapanema (CTIPA) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) realizou sua 1ª reunião na tarde de hoje (09). O encontro, virtual, definiu o Plano de Trabalho da Câmara, sua agenda e coordenador e relator.
A CTIPA é composta por membros dos sete Comitês que estão instalados na Bacia Hidrográfica (CBHs Paranapanema, Alpa, MP, PP, Tibagi, Norte Pioneiro e Piraponema) e tem a atribuição de integrar a agenda e as ações dos Comitês. Para 2022, a Câmara tem em seu Plano de Trabalho apoiar a organização dos eventos do CBH Paranapanema; apoiar a elaboração do Manual Operativo do Plano (MOP); apoiar a implementação do 2º ciclo do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema; acompanhar e apoiar as ações acerca da crise nos reservatórios do Paranapanema; apoiar a construção da Identidade Organizacional do Comitê; apoiar a realização e divulgação do Prêmio #EuSouParanapanema; e apoiar o Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino Superior.
De forma ordinária, a Câmara irá se reunir nos dias 13 de julho e 14 de setembro – outras reuniões poderão ser agendadas para temas pontuais. A CTIPA será coordenada pela secretária do Comitê, Suraya Modaelli, e terá, na relatoria, o representante da Associação turística do Norte Pioneiro do Paraná (Atunorpi), João Gouveia Cezar.
Neste encontro, ainda, a minuta que redesenha o Prêmio #EuSouParanapanema foi analisada e aprovada. A premiação foi instituída pelo Plano de Comunicação, contudo, devido à pandemia ocasionada pelo Covid-19, foi inviabilizada a sua execução. O Prêmio objetiva reconhecer as práticas em prol da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e da gestão dos recursos hídricos.
A principal mudança trazida é que, para a 1ª edição, as iniciativas de Educação Ambiental desenvolvidas no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema poderão se inscrever e concorrer à premiação. A minuta será encaminhada ao plenário para aprovação.
A Câmara também analisou e propôs a identidade organizacional para o CBH Paranapanema. A identidade organizacional é a expressão que transmite a personalidade da instituição, representada nos conceitos de missão, visão e valores. A proposta passará pela Diretoria do Comitê para encaminhamentos.