Câmara que acompanhará a implementação dos Instrumentos de Gestão no Paranapanema realiza sua 1ª reunião
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Câmara que acompanhará a implementação dos Instrumentos de Gestão no Paranapanema realiza sua 1ª reunião

A Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) dará continuidade ao trabalho do GT Acompanhamento, ampliando sua competência. 

A Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) e a Câmara Técnica de Integração do Paranapanema (CTIPA), se reuniram conjuntamente, no dia 23 de abril, no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), sede da secretaria do Comitê, em Marília-SP.

Essa foi a primeira reunião da CTIG, instituída por Deliberação do Comitê no fim do ano passado. A instância tem o objetivo de acompanhar a implementação dos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos e emitir pareceres e recomendações, promovendo a articulação com as demais Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho dos Comitês presentes na Bacia. Neste contexto, destaca-se em especial o acompanhamento da implementação das ações do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH) em articulação com a Diretoria, promovendo e estimulando que os produtos sejam apropriados pelo Comitê do Rio Paranapanema e CBHs Afluentes.

A transformação do GT Acompanhamento do PIRH para uma câmara técnica atendeu a uma demanda dos membros do Comitê, pois o trabalho que vinha sendo realizado, despertou o interesse em participar de diversos segmentos.

Iniciando a reunião, foi eleito para coordenar a CTIG, o professor Antônio Cezar Leal, representante da UNESP, que coordenou o GT Acompanhamento. Na ocasião, Leal fez uma apresentação, explanando sobre as atividades realizadas até então pelo GT, no acompanhamento do PIRH, ressaltando as competências da CTIG e os trabalhos que deverão ser conduzidos pela Câmara neste ano.

Semestralmente, o escritório de apoio do CBH Paranapanema em conjunto ao Comitê desenvolve um relatório de acompanhamento. Para acessá-los, clique aqui!

A Câmara Técnica de Integração do Paranapanema (CTIPA), instituía em 2012, quando o CBH Paranapanema foi instalado, tem como função promover a integração entre os sete Comitês presentes na Bacia Hidrográfica, sendo composta por representantes dos 6 Comitês Afluentes e do CBH Paranapanema, nos Estados de São Paulo e Paraná. Como a Câmara é responsável por desenvolver e acompanhar as ações que necessitam do envolvimento e integração dos Comitês sediados na Bacia Hidrográfica, ela já tem realizado reuniões conjuntas com as demais instâncias do Comitê, como câmaras técnicas e grupos de trabalho.

A próxima reunião conjunta está prevista para o dia 23 de maio em Londrina/PR.