O objetivo do projeto é conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do rio e a preservação ambiental
Os membros da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Capacitação (CTEA) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) reuniram-se hoje, dia 14 de novembro, de forma online, para definir os desdobramentos necessários para os jogos educativos com o objetivo de mobilizar professores e alunos do ensino infantil e fundamental das escolas nas 247 cidades de São Paulo e Paraná da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.
A Coordenadora da Câmara, Patrícia Fazano, abriu o diálogo para que todos os presentes contribuíssem. O 1º jogo tem o propósito de ampliar a Educação Ambiental através da memória para alunos do ciclo infantil. Já o 2º jogo trata-se de um aplicativo digital para adolescentes. O objetivo é evidenciar a importância do Rio Paranapanema, assim como os elementos do meio ambiente; a bacia hidrográfica; gestão da água e as boas práticas para preservação das águas. “Agora teremos que definir detalhes na elaboração da estética e materialização desses jogos. Nossa finalidade é que esses conteúdos envolvam o público-alvo variado, entre o infantil e adolescentes”, disse Fazano.
Para a Secretária do CBH Paranapanema, Suraya Modaelli, é fundamental que a Educação Ambiental faça parte do cotidiano dos alunos que vivem em torno do Rio Paranapanema. “Quanto maior a interação, mais informação e conhecimentos serão apresentados e absorvidos pelos participantes. Precisamos elaborar uma forma desses jogos chegarem nas escolas”.
Vale ressaltar que a Câmara Técnica de Educação Ambiental e Capacitação (CTEA) tem como atribuição planejar e implementar as ações voltadas a esta temática aos membros do Comitê, além de estruturar Programas e Projetos que abranjam a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, em atendimento ao Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema.