COMITÊ DO RIO PARANAPANEMA APROVA RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2024 E INSTITUI A COMISSÃO ELEITORAL

A 23ª Reunião Ordinária aconteceu em Piraju/SP e reuniu os membros do Comitê

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) realizou, no dia 26 de março, em Piraju/SP, a 23ª Reunião Ordinária, a primeira de 2025, para aprovação do relatório das atividades realizadas em 2024 e para instituir a Comissão Eleitoral que vai acompanhar todo o processo de eleitoral para a gestão 2025/2029.

Como Regimentalmente estabelecido, toda 1ª reunião do ano, o Comitê desenvolve um Relatório detalhado das atividades desenvolvidas durante o ano, em formato de Deliberação, o documento é analisado e aprovado em plenário. Na retrospectiva de 2024, o documento sinalizou que foram realizadas 36 reuniões das instâncias do Comitê, com quórum médio de 72,5%. Dentre os eventos setoriais, de capacitação e encontros, ao todo sete foram realizados, com participação somada de mais de 500 pessoas. Ao todo, seis deliberações foram aprovadas no ano, contudo, o destaque está nos Programas de Educação Ambiental e Capacitação, que tiveram 100% de implementação, assim como o Plano de Comunicação. A agenda de atividades alcançou o 92,3% de execução e o Plano de Trabalho 98,9%. Para acessar a Deliberação aprovada, clique aqui!

Conforme demonstrado pelos números, o Comitê alcançou ótimos resultados em 2024, ano em que completou 12 anos em atividade. Como previsto, em 2024 a pauta principal de trabalho foi a Cobrança pelo uso da água. O CBH Paranapanema procurou explorar nos mais diversos formatos a temática – comunicação, capacitação e educação ambiental – a fim de preparar os membros e os atores da Bacia para o diálogo que se iniciou em julho, com o início das atividades do Grupo de Trabalho da Cobrança (GT Cobrança). As mudanças climáticas também foram assuntos recorrentes no mundo, no Brasil e no Paranapanema com uma nova crise hídrica nos reservatórios. Os acontecimentos também foram oportunidades para mostrar o funcionamento das regras operativas e como elas apoiaram na gestão dos reservatórios neste período e reduziram os impactos causados pela crise hídrica.

O mote, ainda, foi incorporado ao jogo lançado neste ano “Protetores do Paranapanema” que mostra a importância das matas ciliares. Neste ano, a Academia teve grande destaque. Idealizada desde 2017, a Rede das Instituições de Ensino do Paranapanema foi instituída e já conta com dez Universidades e projetos executados. Em 2024, o segmento de ensino e pesquisa se consolida na Bacia como um pilar forte e sólido de apoio à gestão dos recursos hídricos.

2025 se inicia com boas perspectivas. O CBH Paranapanema mantém o seu bom desempenho e ritmo de trabalho, e tem a oportunidade, com o Processo Eleitoral para renovar a composição do plenário para a Gestão 2025/2029. O 1º passo é a instituição da Comissão Eleitoral. A Deliberação foi aprovada também nesta reunião. Para acessar o documento na íntegra, clique aqui!

A Comissão Eleitoral é responsável por conduzir o processo eleitoral até a posse dos membros que irão cumprir o mandato 2025/2029. A previsão é que o Edital já esteja disponível em abril e as inscrições fiquem abertas para as instituições interessadas por três meses.

Para acessar as fotos da reunião, clique aqui!