Comitê do Rio Paranapanema reúne Prefeitos da Bacia Hidrográfica para falar sobre a crise hídrica
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Comitê do Rio Paranapanema reúne Prefeitos da Bacia Hidrográfica para falar sobre a crise hídrica

A falta de chuvas culminou no menor nível dos reservatórios presentes no Paranapanema

Os Prefeitos e representantes do Poder Público estiveram presentes em Londrina-PR, a convite do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), no dia 23 de maio. O objetivo da reunião foi apresentar a situação atual dos reservatórios, o que causou o baixo nível vivenciado nos últimos meses, as estratégias encontradas para mitigar o problema e como os atores estão trabalhando e acompanhando a crise hídrica na Bacia.
Para falar sobre o assunto, o superintendente de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas (ANA), Joaquim Gondin, explanou de forma didática como funcionam os reservatórios, os usos de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e como eles são afetados pelo baixo nível dos reservatórios. “Para fazer o acompanhamento dos dados, foi instituída uma Sala de Situação, pela qual fazem parte todos os envolvidos na gestão, inclusive o CBH Paranapanema. Com reuniões mensais e boletins diários, conseguimos, com transparência, passar as informações a sociedade”, destaca.
A CTG, empresa que opera oito dos nove reservatórios presentes no Paranapanema, também teve a oportunidade de se posicionar e pontuar as ações feitas em prol da Bacia, com o objetivo de retomar os níveis normais dos reservatórios.  “Este encontro foi muito importante para mostrar o papel de cada instituição na gestão de recursos hídricos. Para nós é um prazer fazer parte deste Comitê, que é um canal para diálogo, onde se pode reunir os diferentes usuários e se buscar soluções conjuntas para a Bacia onde atuamos”, afirmou o representante da CTG, Ivan Toyama.
Para o Presidente do CBH Paranapanema, Everton Souza, o diálogo é fundamental neste cenário. “O uso dos reservatórios para a geração de energia também deve estar compatibilizado junto aos outros usos que dependem do bom funcionamento destes reservatórios e, assim, não sejam prejudicados, como a piscicultura, a irrigação e o turismo. Este é o papel do Comitê, colocar o tema em discussão, para chegarmos a melhor solução”, finaliza.
Cerca de 100 pessoas participaram do evento, entre eles, Prefeitos e representantes de mais de 30 municípios afetados diretamente pelos reservatórios e que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.