Comitê do Rio Paranapanema terá Câmara de Educação Ambiental e Capacitação
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Comitê do Rio Paranapanema terá Câmara de Educação Ambiental e Capacitação

Plenário deverá analisar proposta em dezembro

Atualmente, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) conta com a atuação de quatro Câmaras Técnicas (CT). As Câmaras são instâncias de caráter permanente, compostas por membros do CBH Paranapanema, para discutir assuntos específicos.

No CBH Paranapanema as CTs são: Câmara Técnica de Integração (CTIPA), responsável por promover o diálogo entre os sete Comitês presentes na Bacia; Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), com a atribuição de analisar a documentação que será submetida ao plenário; a Câmara de Articulação Política, que reúne os prefeitos municipais objetivando fomentar e articular ações que envolvem o Poder Público; e a Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG), com a competência de acompanhar e fomentar a implementação e execução dos instrumentos definidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos.

No dia 14 de novembro (quinta-feira), foi realizada em Marília/SP, a 4ª Reunião Conjunta das Câmaras Técnicas do Comitê. Na ocasião, os membros presentes desenvolveram a minuta da Deliberação que será apreciada pelo plenário, visando instituir a Câmara Técnica de Educação Ambiental e Capacitação (CTEA). A criação da Câmara já está prevista no Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (PIRH Paranapanema) e será responsável por desenvolver o Programa de Capacitação do Comitê, além de fomentar e executar ações de Educação Ambiental na Bacia.

Durante a reunião, última do ano, foi feito um balanço das atividades realizadas pelo Comitê em 2019 e traçado o Plano de Trabalho e Agenda Anual de Atividades para 2020. Todos os documentos desenvolvidos pelas Câmaras serão apreciados no dia 5 de dezembro, no Alves Hotel, em Marília/SP, na 6ª Reunião Extraordinária do CBH Paranapanema.