As ações priorizadas para a implementação no 2º ciclo do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) Paranapanema, que vai de 2022 a 2027, já estão dispostas no Manual Operativo do Plano (MOP) e foi apresentado para a Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), durante a 2ª Reunião da instância, realizada virtualmente na tarde de hoje (24).
Das 31 ações priorizadas, 11 demandam um maior detalhamento para que se trace os caminhos e etapas para a sua execução, e por isso foi trabalhado o detalhamento destas ações e levados ao MOP. Outras 13 ações, que tiveram seu início no 1º ciclo (2016/2021), também estão presentes no MOP.
Durante o encontro, a consultoria técnica contratada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para apoiar as atividades que envolveram a revisão do Plano, a Profill, apresentou a ferramenta de acompanhamento dessas ações, de forma que todos possam visualizar e compilar informações importantes para melhor execução do Plano, como, investimentos, etapas em atraso, etapas concluídas, ações por ano ou temática, entre outros.
Para finalizar o processo de revisão do Plano de Ações e Investimentos do Pirh Paranapanema, será desenvolvido um encarte, com o resumo das atividades desenvolvidas e os produtos resultantes deste trabalho. A Câmara volta a se reunir no próximo mês, para dar início às estratégias de implementação das ações prioritárias.