Manual Operativo do Plano é ponto de pauta da Câmara do Comitê do Paranapanema

A Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), após a nomeação dos membros da Gestão 2021/2025, se reuniu pela 1ª vez no ano, na tarde de sexta-feira (11). Dentro das temáticas abordadas, a Câmara definiu seu coordenador e o Plano de Trabalho.

O Manual Operativo (MOP) do 2º ciclo do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema é o principal ponto de trabalho do 1º semestre. No 1º encontro, a consultoria contratada para apoiar a revisão do Pirh Paranapanema, Proffill, explicou aos novos integrantes da CTIG o que é o MOP.

Segundo o manual da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o “mapeamento operacional é, essencialmente, um plano tático que estabelece para as ações estratégicas de curto prazo do plano o compromisso político e institucional necessário para sua implementação”. O MOP é o último trabalho a ser finalizado para completar o processo de revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema. Nas próximas reuniões, a Câmara irá trabalhar o detalhamento das ações.

Ainda no 1º encontro, também foram analisados os Relatórios de Acompanhamento e de Avaliação do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema. Os documentos trazem um resumo de cada ação e seu andamento. Em 2022, segundo avaliação feita, 76% das ações priorizadas para o 1º ciclo foram implementadas.