Plano de Trabalho para 2019 do Comitê do Rio Paranapanema define metas

O Relatório de Atividades de 2018 baseou as ações pretendidas para este ano

Os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) se reuniram em plenária para apreciar e aprovar o Relatório de Atividades de 2018. Vale destacar que, no ano passado, o Comitê, por meio de suas instâncias, se reuniu 15 vezes, tendo quórum médio de 75% dos membros titulares. Além de participar ativamente de eventos nacionais e internacional, como o 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília-DF.

O CBH, ainda, promoveu o Encontro de Prefeitos, o Seminário das Instituições de Ensino Superior, duas capacitações (a primeira voltada para o funcionamento das secretarias executivas, com a participação dos CBHs Afluentes, e a segunda sobre o Programa Produtor de Águas, focado em Pagamentos por Serviços Ambientais).

80% das reuniões e eventos previstos da Agenda Anual foram executados e 85% das ações previstas no Plano de Trabalho foram cumpridas. Em 2018, o Comitê reuniu esforços para, principalmente, desenvolver uma metodologia de acompanhamento do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH Paranapanema), assim como dar início a execução das 45 ações que foram priorizadas, sendo que, algumas delas, inclusive, já foram finalizadas.

Para 2019, o Plano de Trabalho prevê a realização de 25 reuniões, divididas entre Plenária, Diretoria, Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho, além dos eventos anuais de integração e capacitação. A execução e acompanhamento do PIRH Paranapanema permanece priorizado, com destaque na construção do Programa de Capacitação do Comitê, e na aprovação e implementação do Plano de Comunicação.

Ambos os temas, Relatório de Atividades de 2018 e Plano de Trabalho de 2019, foram aprovados por meio de deliberações específicas, no dia 24 de maio, em Londrina-PR, onde os membros do Comitê se reuniram ordinariamente. No mesmo dia, houve, também, a reunião extraordinária, que objetivou a alteração do Regimento Interno do Comitê.

Os documentos já estão disponibilizados no site (paranapanema.org).