Protetores do Paranapanema é lançado no 1º Fórum Brasil das Águas

Entre os dias 05 e 09 de agosto, Foz do Iguaçu/PR é palco do 1º Fórum Brasil das Águas. O evento visa fortalecer o Sistema Nacional de Recursos Hídricos, além de promover diálogos acerca das questões de gênero, da participação dos jovens, do engajamento das crianças e o fortalecimento da educação ambiental.

A contextualização sobre o evento e seus objetivos foram a 1ª pauta do evento, apresentada pela Secretária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) e integrante da organização do Fórum, Suraya Modaelli. “É um evento inédito, que pretende alinhas as políticas públicas à promoção da inclusão social”, ressaltou.

Na parte da manhã, dois painéis foram realizados: “Adaptação, resiliência e controle de riscos”, foco nas mudanças climáticas; e “A atuação dos Comitês de Bacias “, em Água e Sociedade. No período da tarde, Em Água e Desenvolvimento foi apresentado o Painel “Os recursos hídricos como indutor de emprego e renda” e “A água na agenda política do país – O que falta para priorizar a água no contexto das políticas públicas”. Neste último, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, que foi Presidente do CBH Paranapanema por oito anos, Everton Souza, participou destacando o papel do Poder Público na gestão das águas.

A partir das 21h, o Presidente do Comitê do Rio Paranapanema e também Presidente da organização do evento, José Luiz Scroccaro, abriu a solenidade oficial de abertura. Na ocasião, além de dar boas-vindas a todos, falou a emergência climática em que o mundo vive, com eventos extremos em várias regiões.

Após a solenidade, a Feira de Exposições foi aberta. Para o evento, o CBH Paranapanema produziu o jogo Protetores do Paranapanema. Um jogo de perguntas e respostas, que pretende alertar para a importância das matas ciliares e o reflorestamento.

Com um tabuleiro em tamanho real com a representação do rio e suas margens, a cada pergunta acertada, uma árvore é ‘plantada’, o jogador com a margem ‘reflorestada’ primeiro, ganha! São três níveis de dificuldade: escoteiro, com perguntas gerais sobre a água; defensor, com as temáticas Bacia Hidrográfica e Lei das Águas; e Guardião, com perguntas especificas sobre o Paranapanema e o Comitê.

Todos que participam levam um lápis semente, para que possam na prática plantar uma árvore. Já os ganhadores, levam um quebra-cabeça exclusivo do CBH Paranapanema. O estande conta, ainda, com espaço para troca de experiências e informações. Ele estará aberto todo os dias do evento, entre 9 e 12h e 14 e 18h.