Revitalização de Bacia será tema do 4° Encontro de Prefeitos do Paranapanema
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Revitalização de Bacia será tema do 4° Encontro de Prefeitos do Paranapanema

O evento será realizado dia 26 de agosto, em Avaré-SP

Foi realizada no dia 31 de julho, no auditório do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), em Marília-SP, a Reunião Conjunta da Câmara Técnica de Instrumento de Gestão (CTIG) com a Câmara Técnica de Integração do Paranapanema (CTIPA), que teve como pauta definir quais os temos que serão abordados durante o Encontro de Prefeitos.

A ideia é que as ações do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (PIRH) que envolvem o Poder Público Municipal sejam discutidos durante o evento. Dentre elas, a revitalização da Bacia Hidrográfica do Paranapanema, principalmente na região onde estão instalados os reservatórios, tendo em vista que erosão é o principal problema identificado na Bacia.

Segundo o coordenador da CTIG, “a proposta vai estar articulada às mudanças climáticas e crises hídricas. A ideia é que a gente possa se aprofundar no estudo sobre a restauração ecológica das matas ciliares e também conservação do solo, controlando a erosão em locais mais críticos.”

O Encontro de Prefeitos está na sua 4ª edição, e acontecerá durante o II Encontro Integrado da Bacia #EuSouParanapanema, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no Hotel Berro D´Água, em Avaré-SP. A participação do Poder Público Municipal nos Comitês de Bacias e no diálogo sobre os recursos hídricos é fundamental e tem sido estimulada, tendo em vista que é no âmbito municipal que as ações acontecem.

O evento tem entre seus objetivos mobilizar e promover a articulação permanente dos Prefeitos Municipais, com a coordenação da Câmara de Articulação Política (CAP), instituída pelo Comitê no final de 2017.

Fazem parte da Bacia, um total de 247 municípios, sendo 115 em São Paulo e 132 no Paraná, com uma população aproximada de 4,6 milhões de habitantes.

Também é preocupação da CTIG a questão do Saneamento Básico, item trazido no PIRH Paranapanema. Contudo, a Câmara conhecerá melhor os modelos de saneamento adotados nos municípios da Bacia para identificar como poderá mobilizar o Poder Público Municipal para o tema.