O Programa de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) prevê, em alusão a Semana Mundial do Meio Ambiente, uma visita técnica para conhecer projetos voltados para a Revitalização de Bacia, temática prioritária no Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema.
Para isso, a Câmara Técnica de Educação Ambiental e Capacitação (CTEA) se reuniu na tarde de hoje (19) para traçar as estratégias para a realização desta ação. Para este ano, a proposta é levar os membros para conhecer o ReflorestAvaré.
O projeto é desenvolvido pelo Prefeitura Municipal de Avaré-SP, no Ribeirão Lajeado, no Médio Paranapanema, com parceria da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo (Sima). O objetivo do RefloretaAvaré é aumentar a disponibilidade do curso d’água, que já foi responsável por 30% da quantidade de água captada e distribuída para a população avareense – atualmente, esse índice não chega aos 5%.
Anterior a visita técnica, os participantes também terão uma capacitação sobre o que é Revitalização de Bacia e conhecer o trabalho feito no estado do Paraná. A atividade está prevista para o dia 07 de junho.
A Câmara, ainda, finalizou a pesquisa junto aos membros para levantar as demandas de capacitação de nova gestão do Comitê do Paranapanema e dos Comitês Afluentes. Sete temas foram os mais apontados: revitalização de bacias, projetos, mudanças climáticas, Plano de Recursos Hídricos, legislações vigentes, saneamento básico e gestão de conflitos.
As informações subsidiarão a CTEA na elaboração do 2º Plano de Ações do Programa de Capacitação, que irá de 2023 a 2025.